Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de julho de 2010

PRODUÇÃO COM VELOCIDADE CONTROLADA

As células de produção chegaram hoje a um nível de tecnologia fantástico, o que garante um trabalhar eficiente e padronizado. Leia com atenção e aprenda como tornar sua empresa mais ágil e competente trabalhando dentro de um esquema que muitas empresas consideram 100% garantido.

• Como funciona?
Esta célula, também conhecida como Célula100, usa o processo VC (Velocidade Controlada), que embora parecida na forma visual do layout modular tradicional, difere muito do sistema celular no que se diz respeito ao processo, pois aqui o tempo de espera do lote em cada posto de trabalho é extremamente reduzido.

• Como é este processo?
Todo sistema modular de produção tem como princípio a divisão de tarefas, onde se utiliza, para distribuir as cargas de trabalho das operadoras, os tempos de processo das operações (SAM), e o próprio tempo de processo das operadoras (TO), e o mais interessante nas células, é o reduzido tempo de espera do lote em cada posto de trabalho, chegando até, em alguns produtos, a se eliminar esta espera nestes postos, utilizando um fluxo de produção de peça a peça.O processo da célula 100 é totalmente diferente, a começar pelo balanceamento da célula, que é feito com os tempos padrões a 100%, e a distribuição de tarefas é realizada com os tempos modulados, (lembrando também que podemos ter células com balanceamentos menores, dependendo do nível da eficiência individual das operadoras, (células em crescimento).

• Como é controlado o tempo?
Levantado os tempos e definindo os módulos, cria-se dentro das células as ilhas de trabalho, distribuindo as tarefas para as operadoras dentro de cada ilha,(cada operadora é informada de qual tarefa ela deve executar daquele lote, dentro de sua ilha). Determina-se então o tempo de processo (30 minutos) para que cada ilha termine seu lote de produção e passe adiante.

• Porque funciona?
Todo processo de produção modular implantado e bem sucedido, tem como base a motivação, e é o que o sistema de produção em células proporciona, já que o clima no trabalho fica ainda melhor com as operadoras se envolvendo de forma positiva e conseguindo manter a eficiência padrão de sua célula.
Uma célula que já alcançou o nível de 100 % de eficiência (Célula Ouro) em produtividade dia, não retorna mais, se estabiliza nessa eficiência. São consideradas e identificadas como “Células Bronze” as células que alcançaram a eficiência de 80 %, e como “Células Prata” as células que alcançaram a eficiência de 90 %.

• Como utilizar a premiação para motivação?
São considerados ótimos resultados, pelos padrões da engenharia, as linhas de produção com eficiência média mensal de 70% real fábrica (EF), portanto, é interessante saber que se utiliza a produtividade das células como coeficientes para premiação das operadoras, sempre no critério da tabela de premiação desenvolvida para sistemas de produção celular, que vai de 71% a 100% de eficiência. O premio de produção nada mais é do que um estabilizador das eficiências.

• Como montar uma Célula 100?
Seleciona-se um grupo de operadoras com o mesmo grau de eficiência de polivalência de que as ilhas necessitam para os modelos definidos para essa célula (sabe-se que cada célula deve trabalhar com sua família de modelos, ou seja, cada modelo incluído para se produzir nesta célula encontrará os equipamentos e dispositivos necessário e adequado para sua produção).
Não se acrescenta nem se retira máquinas de uma célula. O equipamento já precisa está definido e à disposição de suas operadoras. É importante que estas operadoras tenham aptidão, ou seja, operadoras que tenham potencial de desenvolvimento, o que é encontrado nas curvas de eficiências individuais e nos testes de avaliação feitos com os métodos já conhecidos.

• Como faço com a quebra de máquinas?
Evidentemente que todo o equipamento destinado a uma célula 100, deve estar em perfeitas condições e adequado para o trabalho, mas quando ocorre um problema, o mecânico da linha se utiliza da máquina reserva, ou seja, há sempre uma máquina reserva, em local pré-determinado, pronta para atender aquele grupo de células. Já a máquina com problema deverá ser enviada á manutenção para que seja consertada.
Não se permite o conserto de máquinas dentro de uma célula, nem em nenhum outro local que não seja na oficina de manutenção, exceto quando o problema não ultrapassar ao tempo de até 5 (cinco) minutos permitidos para ser solucionado, onde, se o mecânico optar em conserta-la na célula, deverá faze-lo consciente, pois estará utilizando de seu tempo disponível, que o permite ser avaliado e também premiado.

• Dos resultados:
Toda esta tecnologia, e outras que envolvem o sistema de produção com velocidade controlada, “Células 100”, nos permitem garantir um elevado padrão produtivo e altos índices de qualidade, e conseqüentemente resultados que surpreendem aos gestores das fábricas em todos os níveis, elevando o grau de satisfação das operadoras e de todos os envolvidos no processo.

Fonte: pr@bol.com.br

Nenhum comentário: